
Um tratamento mais que personalizado.
Harminização Facial
A harmonização facial se ramifica em uma série de procedimentos, que podem ou não serem associados entre si para o equilíbrio estético da face. A escolha do procedimento e as suas possíveis técnicas complementares são personalizadas e consideram o tipo de abordagem e as vantagens que a sua realização pode proporcionar.
Contudo, vale considerar que todos têm como principal objetivo devolver a harmonização da face, fazendo com que o rosto fique melhor distribuído, preservando seus traços por resultados naturais.
Assim sendo, a harmonização é feita para a correção de desproporções e desarmonias, principalmente em regiões como: mandíbula, maçãs do rosto, mento (queixo), nariz, lábios e supercílio.
A harmonização facial é a indicação para quem deseja tratar alguma imperfeição do rosto, principalmente devido ao avanço de idade, como o aparecimento de linhas de expressão, rugas e ganho de flacidez, atuando ainda na reposição de volume. O resultado final, dessa forma, é uma pele mais jovem, bonita e saudável, pelo rejuvenescimento cutâneo proposto.
Além do intuito corretivo, comum entre após os 25 e 30 anos, a harmonização pode ser adquirida de forma corretiva, fazendo com que o procedimento atue no antienvelhecimento, atrasando o aparecimento de rugas permanentes. Nesse contexto, a realização do procedimento pode ser feita em pacientes acima de 18 anos, com esse intuito.
Entre os principais tipos de harmonização facial estão:
Aplicação de toxina botulínica
A aplicação de toxina botulínica, popularmente chamada de “botox” é um dos procedimentos estéticos mais comuns, e é indicado para a correção de linhas de expressão e formação de rugas. Essa técnica comumente é utilizada no ângulo das sobrancelhas, suavizando rugas como os famosos “pés de galinha”.
A realização do procedimento provoca o relaxamento do músculo pelo bloqueio de estímulos neuronais e por isso, consegue ser capaz de prevenir e tratar as rugas e linhas de expressão.
Além dos benefícios na aparência, o botox também pode ser utilizado em meio ao tratamento de doenças, tais como a microcefalia e espasmos musculares. Isso graças a sua capacidade de diminuição de sintomas associados pela paralisia temporária do músculo, que persiste por cerca de 6 meses.
Preenchimento facial
A abordagem de preenchimento facial é feita utilizando ácido hialurônico, tendo como objetivo aumentar o volume, seja dos lábios, queixo ou maçãs do rosto. Além de acrescentar volume à face, o preenchimento também é indicado para fazer o nivelamento dos sulcos, olheiras profundas e rugas.
O número de injeções vai variar quanto às necessidades do caso, que vão ser observadas pelo profissional especialista. As agulhas podem ter tamanhos variados, variando de acordo com a profundidade do tecido celular que ela precisa alcançar.
O preenchimento também é muito utilizado para o tratamento de efeitos do envelhecimento, já que a perda de volume também é um dos sinais do avanço da idade.
Fios de sustentação
Os fios de sustentação é outro procedimento que também possui como benefício a promoção de rejuvenescimento da face. É responsável por proporcionar um efeito lifting, devolvendo mais vitalidade e firmeza à pele.
Também é uma das indicações para o tratamento de rugas, flacidez e linhas de expressão.
Como o próprio nome indica, o procedimento envolve a colocação de fios na pele, que por sua vez, possuem pequenas farpas ou cones e que ajudam a sustentar a pele, subindo tecidos que sofreram queda com o passar do tempo.
Dessa vez, uma vez que bem posicionados, conseguem levantar as estruturas do rosto. Os fios são absorvidos pelo organismo em um período de até dois anos, fazendo com que haja o aumento natural de colágeno. Assim sendo, o paciente é beneficiado pela uma melhor firmeza da pele por um maior período de tempo. O procedimento não envolve cortes, e sim a inserção de uma linha tensora abaixo da pele, que leva ao efeito lifting.
Peeling
O procedimento de peeling facial é feito a partir da aplicação de substâncias ácidas na pele, que promovem um processo de esfoliação e de descamação da camada externa da pele. É por meio dessa descamação que o peeling consegue suavizar linhas de expressão pela renovação celular.
Com isso, entre suas vantagens estão a promoção de uma pele mais uniforme e mais saudável.
As alterações da pele que podem ser tratadas pelo peeling podem estar relacionadas à exposição ao sol, ao envelhecimento natural, alimentação inadequada e poluição.
Dessa forma, o peeling irá atuar na regeneração do tecido, melhorando o aspecto da pele, clareando manchas, suavizando finas e estimulando a produção de colágeno na pele, responsável pela sua rigidez.
Microagulhamento
O microagulhamento é o procedimento indicado para o tratamento de cicatrizes, linhas de expressão da pele e rugas, isso por meio da injeção de micro-agulhas. Pelas aplicações de micro-agulhas há uma estimulação natural de novas fibras de colágeno na pele, fazendo com que ela fique mais firme.
O microagulhamento pode ser feito de dois modos, por um aparelho manual de nome Dermaroller ou por um aparelho automático, o DermaPen. Contudo, ambas as técnicas utilizadas promovem milhares de microlesões na pele, que não só favorecem a produção de colágeno, como estimulam fatores de crescimento.
Em casos em que são utilizadas agulhas com mais de 0.5 mm, pode ser usada uma pomada anestésica antes do procedimento para evitar incômodo durante as injeções.